SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4O impacto do beber femininoPensando sistemicamente sobre as redes de proteção social destinadas às famílias de crianças e adolescentes em acolhimento institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ROSSATO, Lucas et al. Como acolher a religiosidade/espiritualidade em saúde: experiência com grupo operativo na pós-graduação. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste relato de experiência é apresentar uma atividade grupo-operativa realizada com estudantes de pós-graduação da área de saúde sobre como compreendem o cuidado religioso-espiritual nas práticas profissionais e na dimensão pessoal. Participaram12 pós-graduandos (com formações em Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Pedagogia) de uma disciplina eletiva sobre religiosidade/espiritualidade (R/E) no cuidado em saúde oferecida em uma universidade pública. A partir das discussões, os principais emergentes grupais foram: 1. As representações sobre cuidado religioso e espiritual. 2. Cuidar e ser cuidado pela religiosidade/espiritualidade. 3. Religiosidade/espiritualidade e formação profissional. A atividade grupal ofereceu um espaço de discussão da R/E em contextos de saúde, além de demonstrar a importância de abordar com maior profundidade essa temática na formação desses profissionais, o que pode ter como desfecho o desenvolvimento de competências para uma prática de saúde mais integradora e humanizadora.

Palavras-chave : Religião; Espiritualidade; Processos grupais; Estrutura de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License