SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Como acolher a religiosidade/espiritualidade em saúde: experiência com grupo operativo na pós-graduaçãoClima familiar na relação mãe-criança após exposição à violência por parceiro íntimo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SOUZA, Samara Rodrigues de  e  MOREIRA, Maria Ignez Costa. Pensando sistemicamente sobre as redes de proteção social destinadas às famílias de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.4, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a importância das redes tecidas pelos equipamentos públicos de assistência social para o apoio às famílias de crianças e adolescentes em medida protetiva de acolhimento institucional. Consideramos que entre as redes de proteção social encontram-se a rede socioassistencial, a rede intersetorial e a rede social pessoal das famílias atendidas. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica, foi analisado o percurso histórico na trajetória de conquistas de direitos de crianças e adolescentes no cenário nacional, enfatizando-se a busca pela superação das práticas de institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil. A análise proposta foi guiada pelo pensamento sistêmico novo paradigmático.

Palavras-chave : Acolhimento institucional; Política Nacional de Assistência Social; Pensamento sistêmico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License