SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Pensando sistemicamente sobre as redes de proteção social destinadas às famílias de crianças e adolescentes em acolhimento institucionalAlta e cuidado no Caps I: o que mostram os prontuários? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

HASSMANN, Amanda Hoffmeister  e  DE ANTONI, Clarissa. Clima familiar na relação mãe-criança após exposição à violência por parceiro íntimo. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.4, pp. 1-16. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste estudo foi compreender o construto clima familiar na relação mãe-filho, anteriormente expostos à violência por parceiro íntimo contra a mulher. Utilizou-se a inserção ecológica e o estudo de três casos múltiplos. Participaram três díades mãe-filho. Os instrumentos utilizados foram questionário sociodemográfico, entrevistas semiestruturadas e observações naturalísticas, registradas em diário de campo. Os resultados apontam tensionamento e distanciamento afetivo no clima familiar, alta hierarquia, dificuldades de expressão de sentimentos, poucos momentos de lazer entre mãe e filho, uso de práticas parentais punitivas, que denota pouca efetividade na resolução de conflitos. Assim, a violência por parceiro íntimo vivenciada no passado ainda reverbera, seja pela violência estrutural, seja no clima familiar presente.

Palavras-chave : Clima familiar; Violência por parceiro íntimo; Relação mãe-filho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License