SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Clima familiar na relação mãe-criança após exposição à violência por parceiro íntimoPsicologia Social Comunitária e Agroecologia: uma experiência de formação no contexto amazônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FRAZATTO, Carina Furlaneto. Alta e cuidado no Caps I: o que mostram os prontuários?. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.4, pp. 1-13. ISSN 1809-8908.

Neste artigo, discute-se o cuidado efetivado em um Centro de Atenção Psicossocial I (Caps I), localizado em um município paranaense. Para tanto, realizou-se o levantamento de dados em prontuários de usuários que receberam alta em 2015 e foram acompanhados por períodos de um até 11 anos. Como resultado, identificou-se que o processo de cuidado envolveu um amplo conjunto de intervenções, porém os critérios para alta mantiveram-se restritos à melhora dos sintomas. Observou-se que, após ingressar no Caps, o índice de internação psiquiátrica dos usuários é muito baixo, mas, antes disso, o histórico de internação no hospital psiquiátrico esteve presente em cerca de metade dos casos. Constatou-se, portanto, possibilidades e fragilidades do Caps em se constituir como um serviço substituto ao hospital psiquiátrico. E, por fim, problematizou-se o conceito e a prática da alta nos Caps.

Palavras-chave : Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Alta do paciente; Reforma psiquiátrica; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License