SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Psicologia Social Comunitária e Agroecologia: uma experiência de formação no contexto amazônicoEstratégias de não apagamento: relação entre pesquisadora e pesquisadas e os tensionamentos do uso do TCLE - Termo de Consentimento Livre Esclarecido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

XIMENES, Pedro Henrique Lima  e  COSTA, Maria Suely Alves. A Psicologia no âmbito da Assistência Social: relato de experiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2021, vol.16, n.4, pp. 1-14. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho estrutura-se como discussão teórico-prática de estágio em Psicologia no campo da política de Assistência Social, especificamente nos Centros de Referência da Assistência Social - Cras e Creas, tendo como objetivo refletir sobre a presença da Psicologia no campo da Assistência Social por meio da prática no serviço público. A inserção no campo se baseou nas observações dos atendimentos realizados e nas visitas domiciliares. Verificaram-se alguns desafios, destacando-se o enfrentamento direto das violências, traduzido pelo acompanhamento às vítimas, e as dificuldades inerentes ao serviço público. Como conclusões, possibilitou a aproximação do estudante com o trabalho em Psicologia no âmbito da Assistência Social por meio da vivência das rotinas. No mais, percebeu-se um campo rico em experiências, ainda pouco explorado na literatura, e no qual a Psicologia se faz necessária e tem muito a contribuir desde sua perspectiva.

Palavras-chave : Prática; Psicologia; Assistência Social; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License