SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número0Política y comportamiento democrático: elementos para un análisis psicosocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

LOPES, Rosalice. Psicologia jurídica o cotidiano da violência: o trabalho do agente de segurança penitenciária nas instituições prisionais. Psicol. Am. Lat. [online]. 2002, n.0, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este artigo busca apresentar alguns aspectos da atividade cotidiana dos agentes de segurança penitenciária. São apresentados dados históricos relativos à descrição da função e informações sobre a situação atual dessa categoria profissional nas prisões de São Paulo. Ao final é apresentada uma proposta de acompanhamento/atendimento desses profissionais tendo em vista as alterações comportamentais que muitos agentes de segurança demonstram ao longo dos anos de prática. As reflexões apresentadas encontram suporte nos dados coletados em minha dissertação de mestrado intitulada "Atualidades do discurso disciplinar : A representação da disciplina e do disciplinar na fala dos agentes de segurança penitenciária", resultado de pesquisa realizada entre 1996 e 1997 em unidade penitenciárias da capital e interior, assim como nas atividades desenvolvidas como professora nas turmas dos cursos de formação de agentes, coordenados pela Academia Penitenciária de São Paulo, nos anos de 96/97 e 98.

Palabras clave : Psicologia jurídica; Prisões; Agentes de segurança penitenciária; Trabalho em prisões.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License