SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número4El contexto científico de la educación especial: bases psicológicas para el diseño y desarrollo de prácticas educativas adaptadasEstudo etnográfico das implicações das novas tecnologias na construção da subjetividade dos trabalhadores da UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

SAYEG, Edson. Formação continuada de professores: direções sugeridas pelas respostas de professores do ensino fundamental após o estudo de conceitos e princípios da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. Psicol. Am. Lat. [online]. 2005, n.4, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O artigo consiste em relato de uma pesquisa exploratória realizada junto a professores (3) do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e coordenador pedagógico do Estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2003, com o objetivo de obter direções para o planejamento em formação continuada. O pesquisador introduziu aos professores e coordenador pedagógico, nos horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), conceitos e princípios da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon com o propósito de promover um melhor entendimento sobre a falta de interesse dos alunos pelas atividades escolares, problema indicado pelos professores. Foram estudados dois textos teóricos. O primeiro, elaborado pelo pesquisador, apresentou as idéias mais gerais da teoria. O segundo apresentou as características do estágio da puberdade e da adolescência, período no qual se encontram os alunos dos professores participantes. Ao final de cada encontro (17), os professores responderam por escrito às questões propostas pelo pesquisador, o que foi útil para regular o processo de estudo e registrar as necessidades de aprofundamento ou esclarecimento teórico. Após o estudo dos textos teóricos, professores e coordenador pedagógico foram entrevistados individualmente. A análise das respostas à luz da teoria walloniana possibilitou sugerir direções para a formação continuada de professores, referentes ao desenvolvimento do aluno em suas dimensões motora, afetiva e cognitiva e suas implicações para o planejamento pedagógico e organização escolar.

Palavras-chave : Formação continuada de professores; Teoria de desenvolvimento de Henri Wallon.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License