SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número4Formação continuada de professores: direções sugeridas pelas respostas de professores do ensino fundamental após o estudo de conceitos e princípios da teoria de desenvolvimento de Henri WallonPsicología, salud y religión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

STOLF, Michele Caroline  y  OLIVEIRA, Micheline Ramos de. Estudo etnográfico das implicações das novas tecnologias na construção da subjetividade dos trabalhadores da UTI. Psicol. Am. Lat. [online]. 2005, n.4, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Atualmente, a inserção das novas tecnologias nos ambientes de trabalho é cada vez mais constante, e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), utilizam em larga escala os recursos disponibilizados pelas tecnologias, sendo que estas tornam-se fundamentais para a realização do trabalho. Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, a qual buscou identificar as implicações das novas tecnologias na construção da subjetividade dos profissionais da UTI do Hospital Regional Alto Vale, através de observações participantes, entrevistas individuais semi-estruturadas e a etnografia do cotidiano. Durante a permanência em campo e análise dos dados obtidos, foi possível perceber que os profissionais citados consideram que seu trabalho depende muito das tecnologias, mas narram o sentimento de medo perante suas possíveis falhas. Foram analisados também outros aspectos do trabalho descrito pelos participantes, como as relações interpessoais, a presença da morte e os sentimentos relacionados ao exercício da profissão.

Palabras clave : UTI; Trabalho; Novas tecnologias; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License