SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número4Psicología, salud y religiónQuadrinhos, psicologia e espiritualidade: símbolos e mitos estruturam o desenvolvimento psíquico e espiritual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

PERFEITO, Daniela Mazurek. Adolescentes infratores: uma aprendizagem e uma luz na psicoterapia - relato de prática profissional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2005, n.4, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este artigo refere-se ao atendimento psicoterápico de menores privados de liberdade internos na Febem. Nessa condição há grande resistência para estabelecimento de vínculo, uma vez que é visto como mais uma tentativa de controle da Instituição, mas que diminui ao fecharmos o contrato terapêutico, firmando a condição do sigilo profissional e do objetivo do atendimento, o qual se divide em três momentos. Primeiramente, conseguem “se” perceber como “indivíduos” e não apenas como “sujeitos do crime”; no segundo, conseguem perceber o “outro” e depositar um outro olhar quanto aos colegas e as regras da Instituição, o que minimiza muitos conflitos; no terceiro, entram num processo de conscientização e de introjeção de novos valores. Por fim, sentem-se mais seguros e prontos para pensar, avaliar e ponderar. Por outro lado, há a dificuldade de conseguirem dar continuidade ao atendimento em meio aberto, e que é solicitação de muitos deles quando conquistam sua liberdade.

Palabras clave : Menores-infratores; Psicoterapia; Privação de liberdade; Estabelecimento de vínculo; Resistência x confiança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License