SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5A utilização de referenciais teóricos na prática docenteDiagnóstico oncológico: reacción emocional y comportamiento familiar asumido author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

CUPERTINO, Christina. Oficina de criatividade na formação de jovens para ação comunitária. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A experiência aqui relatada trata da implantação de uma Oficina de Criatividade como atividade regular para formação de mediadores em um programa de atendimento a crianças da periferia de São Paulo. As Oficinas de Criatividade são uma forma específica de atuação situada na confluência das áreas da Psicologia e da Educação que vêm ocupando um espaço significativo, seja como prática, seja como alvo de estudos acadêmicos. Dirigida a 20 jovens mediadores e monitores de uma ONG da zona Norte de São Paulo, essa intervenção complementa estudos sobre o emprego de recursos expressivos, estendendo-o a jovens em processo de formação para uma área que se consolida a cada dia: a ação comunitária. As Oficinas propiciaram o aprimoramento do conhecimento de si e dos outros, a discussão das condições de vida e de trabalho, a sensibilização para a atenção ética à diversidade, e possibilidades de inserção social a partir da formação oferecida.

Keywords : Oficina de criatividade; Psicologia comunitária; Formação em serviço.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License