SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Reflexões sobre as origens do amor no ser humanoEl objeto de la psicología comunitaria desde el paradigma constructivista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

GUERRA, Andréa Máris Campos  e  VIEIRA E SOUZA, Pollyana. Reforma psiquiátrica e psicanálise: diálogos possíveis no campo da inserção social. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

No trabalho de inserção social com usuários dos serviços abertos da rede de Saúde Mental, a estabilização psicótica favorece o aumento da contratualidade social. Assim, partindo de uma discussão em torno da aplicação da Psicanálise ao campo da Saúde Mental, iremos discutir a idéia de soluções na psicose a fim de articulá-la à prática nos Centros de Convivência. Aprendendo com o ‘auto-tratamento’ do psicótico, extrairemos daí preceitos que podem nos orientar no trabalho da reforma psiquiátrica. Ao final, articularemos os dois campos - Psicanálise e Saúde Mental - a partir de um caso no qual aprendemos a operar com o limite do saber diante da invenção do sujeito.

Palavras-chave : Petilipinnis; Freshwater sciaenidae; Petilipinnis grunniens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License