SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5A abordagem sócio-histórica na psicoterapia com adultosUma análise dos tipos de comprometimento organizacional de trabalhadores de cinco setores de atividades econômicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SILVA, Patrícia Regina da Matta; BARROS, Carolina de Carvalho; FERREIRA, Joyce Mendes  and  LIMA, Maria Claudia Fonseca. Além dos muros e dentro da tela: o discurso psi, a mídia e o cotidiano. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Desde 1980, verifica-se um movimento de “abertura dos muros” na psiquiatria brasileira, caracterizado pela crítica ao modelo de tratamento “intramuros” e pela ênfase às estratégias de atendimento “extramuros” aos hospitais psiquiátricos. Todavia, neste mesmo período histórico, verifica-se a emergência de um outro movimento: uma “psicopatologia” caracterizada pela produção de detalhamentos classificatórios que circulam para além dos “muros” acadêmico-profissionais e clínico-hospitalares, e passam a circular em espaços do cotidiano, como na mídia. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o “discurso psi” na mídia televisiva, destacando o modo como categorias psicopatológicas surgiam no cotidiano deste suporte de comunicação. Foram utilizados a metodologia da análise do discurso e o recurso da técnica documental. Com este trabalho, foi possível analisar como o discurso “psi” atravessa (e transita entre) os “muros” clínico-hospitalares e acadêmico-profissionais, bem como passa a circular na tela da televisão, inscrevendo e produzindo uma perspectiva psicopatológica do sofrimento humano no universo cotidiano.

Keywords : Mídia; Psicopatologia; Saúde/doença Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License