SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Além dos muros e dentro da tela: o discurso psi, a mídia e o cotidianoEstágios de Núcleo Básico na formação do psicólogo experiências de desafios e conquistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

LAUER-LEITE, Iani Dias. Uma análise dos tipos de comprometimento organizacional de trabalhadores de cinco setores de atividades econômicas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Estudos recentes sobre o Comprometimento mostraram uma estrutura que abarca mais dimensões que as propostas por Meyer e Allen, precursores dos estudos sobre o tema. O objetivo deste estudo foi verificar diferenças nos tipos de Comprometimento de trabalhadores de cinco segmentos de mercado. Foi utilizada uma escala já validada composta pelos tipos Afetivo, Afetivo/Normativo, Afiliativo, Instrumental e Ausência Psicológica. A amostra constituiu-se por 521 sujeitos, trabalhadores do serviço público, comércio, 3º setor, indústria e educação, com idades entre 16 e 73 anos. O tipo de Comprometimento predominante foi o Afetivo (M=4,01), seguido pelo Afiliativo (M=3,84), Afetivo/Normativo (M=3,42), Instrumental (M=2,42) e Ausência Psicológica (M=2,41). Mediante a técnica ANOVA foram verificadas diferenças significativas entre os grupos, o que permitiu conhecer melhor cada um dos segmentos pesquisados. O conhecimento gerado poderá ser usado no delineamento de estratégias mais eficazes de integração entre objetivos pessoais dos trabalhadores e objetivos organizacionais.

Palavras-chave : Comprometimento Organizacional; Trabalhadores; Setores da economia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License