SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5Estágios de Núcleo Básico na formação do psicólogo experiências de desafios e conquistasOs adolescentes e a construção dos valores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SOUSA, Sônia M. Gomes. O estudo da exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de documentos de domínio público. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes é um fenômeno que ocorre em esfera mundial e que tem mobilizado diversos setores da sociedade de vários países no sentido de se discutir encaminhamentos para combater essa cruel forma de exploração humana. No Brasil foi realizada em 1993 a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o fenômeno. Este artigo apresenta o percurso metodológico empreendido na análise dos discursos dos depoentes da CPI. As notas taquigráficas compreendidas como documentos de domínio público, além de serem expressão das “idéias circulantes” sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes também permitem desvelar a tensão dialética da constituição da subjetividade.

Keywords : Psicologia Socia; Metodologia; Teoria Sócio-Histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License