SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5O estudo da exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de documentos de domínio públicoRede de relações sociais e satisfação com a vida de adultos e idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GRINSPUN, Mirian P. Zippin; NOVIKOFF, Cristina; MANESCHY, Patrícia  y  RAMOS, Rosa Maria M.. Os adolescentes e a construção dos valores. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O presente texto é resultante de 5 anos de investigação do grupo de pesquisa Jovens e Valores do programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro acerca dos valores dos jovens no contexto atual. Privilegiou-se a relação alunos-valores em suas diferentes e distintas dimensões articuladas ao imaginário social escolar. O objetivo foi compreender de que modo os alunos configuram seus valores. Ancorou-se na fundamentação teórica de Castoriadis (1982), e Hessen (1980). Partiu-se do pressuposto de que a aquisição e construção dos valores se dão em termos histórico-sociais. Aplicaram-se instrumentos de pesquisa diferenciados além dos questionários semi-estruturados. As análises revelaram as relações simbólicas sofríveis dos alunos com a sociedade, o mercado e a escola. Espera-se contribuir com a reflexão para a realização de uma proposta pedagógica que viabilize a investigação do imaginário do cotidiano escolar possibilitando as construções de práticas simbólicas para realização de valores coletivos.

Palabras clave : Valores; Imaginário Social; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License