SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5Os adolescentes e a construção dos valoresUma experiência de Arteterapia aplicada em na sala de espera de um Centro de Acolhimento para Refugiados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

RESENDE, Marineia Crosara de; BONES, Vanessa Mistieri; SOUZA, Ive Sene  and  GUIMARAES, Najara Knipel. Rede de relações sociais e satisfação com a vida de adultos e idosos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Neste estudo objetivou-se a)investigar a configuração da rede de relações sociais(RRS) de adultos e a satisfação relatada quanto às suas relações; b)verificar sua satisfação com a vida(SV); c)descrever a relação entre a rede de relações e a SV. Participaram 90 pessoas, com idade entre 25 e 85 anos. Instrumentos: aplicados em entrevista, foram: a)questionário identificação; b)diagrama RRS; c)questões sobre satisfação em relação às relações sociais; d)escala de SV. Resultados: A análise descritiva dos dados indicou que em média 4 pessoas fazem parte da rede social dos adultos. Os participantes relataram estar muito satisfeitos com sua rede de relações sociais, elevado grau de satisfação com a vida e expectativa positiva com relação à vida futura. As pessoas que apresentam maior satisfação com a vida hoje são aquelas que recebem mais suporte afetivo, as pessoas que contam com outras para suporte instrumental, acreditam que estarão mais satisfeitas no futuro.

Keywords : Relações sociais; Satisfação com a vida; Apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License