SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Rede de relações sociais e satisfação com a vida de adultos e idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

CINTRA, Maria Elisa Rizzi  y  MACUL, Priscila Gimenez Simão. Uma experiência de Arteterapia aplicada em na sala de espera de um Centro de Acolhimento para Refugiados. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.5, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este relato pretende discorrer sobre a experiência de duas alunas do último ano do Curso de Psicologia da Universidade São Marcos como estagiárias no Programa de Acolhida para Refugiados Políticos da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo em Convênio com o Alto comissariado das Nações Unidas - ACNUR. Foram seis meses de atuação na Implantação e desenvolvimento de vivências em arteterapia para os refugiados no ambiente da sala de espera da Agência Cáritas. A atividade mostrou-se eficaz e adequada como estratégia de ação do Projeto de Atendimento em Saúde Mental para Refugiados em São Paulo, o que pudemos verificar por meio de entrevistas com a equipe e relatos dos usuários. Assim, compartilhamos aqui os principais questionamentos e soluções encontradas.

Palabras clave : Arteterapia; Refugiados; Sala de Espera.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License