SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Caracterización del estilo de vida de individuos con longevidad satisfactoriaAplicação do psicodrama pedagógico na compreensão do sistema unico de saúde: relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GAMBATTO, Rosani et al. Mecanismos de defesa utilizados por profissionais de saúde no tratamento de câncer de mama. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.6, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e efeitos psicológicos que afetam sua imagem pessoal. O objetivo desta pesquisa é identificar quais são esses mecanismos de defesa utilizados pelos profissionais de saúde que exerçam atividades na Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste - SC no tratamento de mulheres portadoras de câncer de mama. Para obtenção dos dados foi elaborada uma entrevista estruturada, a partir da qual constatou-se uma variedade dos mecanismos utilizados, como racionalização, formação reativa, intelectualização, negação e deslocamento. Pelo exposto nesse trabalho, ficou evidente que a tarefa de tratar de uma paciente com câncer de mama, é considerada pelos profissionais como difícil, razão pela qual os profissionais acabam utilizando os mais variados mecanismos de defesa.

Palabras clave : Mecanismos de defesa; Profissionais de saúde; Câncer de mama.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License