SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Mecanismos de defesa utilizados por profissionais de saúde no tratamento de câncer de mamaViolência e criminalidade: as razões e as lógicas das instituições de pseudo cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

GOMES, Annatália Meneses de Amorim; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria de; MOURA, Escolástica Rejane Ferreira  e  VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza. Aplicação do psicodrama pedagógico na compreensão do sistema unico de saúde: relato de experiência. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.6, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Trata-se de estudo descritivo-exploratório, que teve como objetivo identificar as repercussões da aplicação do psicodrama pedagógico como referencial para aprendizagem sobre o Sistema Único de Saúde. Os dados foram oriundos da vivência de um seminário temático desenvolvido como parte da Disciplina Políticas e Práticas de Saúde, do Mestrado de Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Os resultados constataram que a aplicação do psicodrama pedagógico facilitou a compreensão do SUS por parte dos alunos desta turma de mestrado. Integração, afetividade, criatividade, descontração, motivação, participação, conecção entre teoria e prática e colocar-se no lugar do cliente foram aspectos favoráveis à aprendizagem, potencializados pelo uso do psicodrama. Recomenda-se que outras experiências sejam reproduzidas seguindo este referencial, de maneira a desafiar o paradigma do ensino tradicional: controlador, rígido e limitado.

Palavras-chave : Ensino; Psicodrama; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License