SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Aplicação do psicodrama pedagógico na compreensão do sistema unico de saúde: relato de experiênciaAções educacionais no combate à violência: contribuições da psicanálise e da teoria crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BRAUNSTEIN, Hélio R.. Violência e criminalidade: as razões e as lógicas das instituições de pseudo cuidado. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.6, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

No contexto brasileiro, e latino americano, as políticas públicas penais perpassam muitas vezes a invisibilidade da sociedade civil; existe um movimento coletivo de silenciamento frente às discussões sobre tais políticas relacionadas às agências e aparatos estatais de controle e repressão, as quais denomino como as Instituições das técnicas de controle, exclusão, dominação e ou Pseudo cuidado, baseando-me em Michel Foucault e Hannah Arendt. Tal ênfase recai sobretudo na análise teórica e vivência profissional em Instituições penais (Prisões). Referente ao silenciamento, significa dizer que tais diretrizes de políticas públicas, estabelecem-se em campos e esferas restritas, frequentemente desencadeados por contextos emergenciais e pontuais relacionados às razões e lógicas punitivas, reprodutoras e legitimadoras de violência : moralizadora, religiosa, jurídica, economicista, tecnicista e totalitária, em que o temor frente ao aumento e intensificação do contra-poder ou da criminalidade é geralmente o estopim de tais mobilizações descontínuas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License