SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Violência e criminalidade: as razões e as lógicas das instituições de pseudo cuidadoTiempo libre y modo de vida en el vecindario urbano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GOMES, Nanci Fonseca. Ações educacionais no combate à violência: contribuições da psicanálise e da teoria crítica. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.6, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Visando discutir a possibilidade de criar processos educacionais que intercedam na realidade e busquem combater a violência e a desumanização na sociedade, este ensaio tem como objetivo refletir se há possibilidade de realizar ações educacionais, orientadas pela psicologia, que possibilite promover a conscientização do indivíduo dentro do contexto de trabalho, e questiona se ao promover um processo reflexivo no indivíduo, se esta reflexão pode se estender para outros âmbitos da sua vida, passando ele a adotar condutas sociais menos violentas. Este Trabalho tem como referência a Psicanálise e Teoria Crítica, em especial Adorno e Horkheimer, e está baseado em dissertação de mestrado Ações Educacionais e Conscientização no Trabalho - Limites e possibilidades encontradas numa experiência com servidores públicos de Nanci Fonseca Gomes. São Paulo, USP, 2001.

Palabras clave : Violência; Ações educacionais; Psicanálise; Teoria crítica; Desumanização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License