SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Desenvolvimento interpessoal de crianças com múltiplas deficiências e os gruposCrise de identidade em adolescentes portadores do Diabetes Mellitus do tipo 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

SIMIONATO, Marlene Aparecida Wischral  e  MARCON, Sonia Silva. A constução de sentidos no cotidano de universitários com deficiência: As dimensões da rede social e do cuidado mental. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O cotidiano familiar de estudantes universitários com deficiência é o eixo norteador deste trabalho. O objetivo é identificar a percepção do aluno deficiente acerca do cotidiano, na construção da autonomia, independência e responsabilidade. Há duas dimensões de análise: o papel e a importância da rede social; o significado e as manifestações do cuidado familial. O referencial teórico é do construcionismo social e da análise de conteúdo. Realizou-se estudo qualitativo, descritivo e analítico, utilizando-se para coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e observação. A população da pesquisa consistiu de alunos deficientes da Universidade Estadual de Maringá - Paraná. Discutiu-se as redes pessoais de malha firme e de malha frouxa; o cuidado familial nas suas diversas manifestações; e as três dimensões de tempo que permeiam a produção de sentidos dos estudantes: o tempo longo, das construções históricas; o tempo vivido, das experiências de socialização e o tempo curto ou dialógico, das interações face-a-face.

Palavras-chave : Produção de sentidos; Deficiência; Rede social; Cuidado familial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License