SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7A constução de sentidos no cotidano de universitários com deficiência: As dimensões da rede social e do cuidado mentalHuman values and deliquent behaviors: the normative base of antisocial and criminal behaviors in brazilian youngs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

IMONIANA, Bernardete Bezerra Silva. Crise de identidade em adolescentes portadores do Diabetes Mellitus do tipo 1. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A adolescência é um processo dinâmico entre a infância e a idade adulta: inicia-se com a puberdade e termina com a aquisição da identidade, bem como da elaboração de projetos de vida e de integração na sociedade. Este estudo objetivo identificar como o adolescente vivencia tornar-se portador da doença crônica o diabetes. Recorremos a abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada. Participaram do estudo cinco sujeitos, com idade entre 10 a 17 anos, com diagnostico de Diabetes Mellitus do tipo 1. Analisando os dados organizamos em três temas: o impacto do diagnostico no adolescente, convivendo com mudanças e a busca da identidade.Concluímos que apesar das dificuldades enfrentadas pelos adolescentes portadores do diabetes, pode-se afirmar que a convivência com a doença não é um problema de grandes proporções que os incapacite.Os dados revelam ser importante que exista muita compreensão, grande apoio social e um efetivo trabalho de educação em relação ao diabetes.

Keywords : Adolescente; Crise de identidade; Diabetes mellitus do tipo 1.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License