SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Crise de identidade em adolescentes portadores do Diabetes Mellitus do tipo 1Percepción de los paraguayos de la calidad de servicios: Indicadores de mejora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

FORMIGA, Nilton Soares. Valores humanos e condutas delinqüentes: as bases normativas da conduta anti-social e delitiva em jovens brasileiros. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O aumento da violência entre os jovens tem chamado atenção as mais diversas perspectivas teóricas na sua explicação. Os valores humanos têm sido um construto que vem contribuindo para a predição desse fenômeno. 650 jovens, ambos os sexos e idades entre 15 e 22 anos, participaram do estudo respondendo a Escala de Condutas Anti-Sociais e Delitivas, Questionário dos Valores Básicos e questões sócio-demográficas. Investir em valores que visam o individualismo é capaz de fomentar uma maior intensidade das condutas desviantes entre os jovens, já valores que buscam a manutenção da tradição e as normas sociais, uma dimensão coletivista é possível inibir.

Palavras-chave : Jovens; Condutas anti-sociais e delitivas; Valores humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License