SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7Percepción de los paraguayos de la calidad de servicios: Indicadores de mejoraA psicologia divulgada através de periódicos científicos indexados e através de revistas de grande circulação do Brasil: um estudo preliminar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

CALVINO, Manuel. Diatriba por um nascimento: Elogio para uma cegada. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A desconsideração das culturas de origem somou para o caminho errático da Psicologia nascida em Europa e nos Estados Unidos de Norteamérica uma epistemologia destinada ao fracasso. Há outros destinos possíveis, se é que o construímos. Faz-se muita psicologia norte-americana e européia em América latina. Faz-se psicologia latinoamericana em Europa e nos Estados Unidos de Norteamérica. Psicologia latinoamericana não é o mesmo que Psicologia em América latina. A unidade da Psicologia reside em sua intencionalidade, no sentido de sua existência. Pelo rumo que se lhe traçou desde sua história, a unidade da Psicologia residirá em seu nome. Mas é o de-menos. O de-mais é que vamos fazer com o mundo, que vamos fazer com nossos países. O núcleo epistemológico da psicologia é o sentido real de suas práticas. A unidade da psicologia latinoamericana (emergente, sobrevivente, criativa) será/é uma unidade intencional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License