SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Diatriba por un nacimiento: Elogio para un advenimientoCambios operativos y funcionales en la vivienda rural en zona de expansión demográfica CONACyT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

SOARES, Adriana Benevides; VICTORIA, Mara Sizino da; CAVALIERI, Alda Maria Angelina Pedrosa  y  BOTTINO, Andréa Giglio. A psicologia divulgada através de periódicos científicos indexados e através de revistas de grande circulação do Brasil: um estudo preliminar. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi analisar a produtividade dos variados campos de atuação da Psicologia nos anos de 2000 e 2001. Para cumprir este objetivo, este trabalho realiza um levantamento das áreas do conhecimento psicológico publicado em revistas populares, ou seja, de grande circulação nacional e revistas científicas, periódicos do campo da Psicologia. Foram selecionadas 3 revistas populares para comparação e analisadas 777 reportagens, 13 revistas científicas e seus 529 artigos. A conclusão da pesquisa foi que a área da Psicologia Social foi a mais contemplada tanto nas revistas populares como nas científicas. Nas revistas populares a justificativa está numa identificação com o leitor fazendo-o participante do que lê e, assim, a comercialização da revista. No caso das revistas científicas, o que ocorre é que essas publicações servem como veículos de escoamento de uma produção especializada advinda, principalmente, dos programas de mestrado e doutorado na área da psicologia social.

Palabras clave : Revistas populares; Produção científica; Periódicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License