SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7O que é indispensável atualmente na formação do psicólogo organizacionalAlgumas reflexões sobre a influência de aspectos de organização do trabalho na gênese de um acidente de trabalho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

BEDANI, Marcelo. Clima organizacional: investigação e diagnóstico: estudo de caso em agência de viagens e turismo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O presente estudo tem como objetivo principal desenvolver e validar um instrumento para investigação do clima organizacional na percepção dos funcionários da BB Turismo - Viagens e Turismo Ltda. Conceitualmente, o instrumento de pesquisa desenvolvido é constituído por 2 dimensões, Psicossocial e Organizacional, e 7 fatores de clima: Carga de Trabalho, Condições de Trabalho, Clareza Organizacional e Padrão de Desempenho, Estilo de Gerência, Comprometimento Organizacional, Trabalho em Equipe e Reconhecimento, operacionalizados por meio de questionário formado por 42 questões. Pretendeu-se, assim, mapear as percepções dos funcionários sobre aspectos objetivos e subjetivos presentes no ambiente de trabalho. Participaram da pesquisa 404 funcionários, lotados em 13 diferentes locais de trabalho, dentre filiais, operadora de turismo e matriz da empresa, representando 10 Estados, além do Distrito Federal. Os dados coletados foram submetidos à análise fatorial, comprovando-se que o instrumento desenvolvido é adequado e consistente para investigação do clima organizacional.

Keywords : Clima organizacional; Investigação; Ambiente de trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License