SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Algumas reflexões sobre a influência de aspectos de organização do trabalho na gênese de um acidente de trabalhoLa Investigación Interventiva en la Psicología: el análisis de tres experiencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

BENINCASA, Miria. Análise psicodinâmica dos três primeiros passos do Programa de 12 Passos de Narcóticos Anônimos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma leitura psicodinâmica dos três primeiros passos do programa de 12 passos de Narcóticos Anônimos. Os passos foram abordado isoladamente e foram apresentados seus benefícios através de uma analogia entre este programa e o processo psicodinâmico de desenvolvimento psicossexual e social. Os benefícios que o adicto adquire durante a participação do programa foram descritos aqui como recursos egoicos e maturidade emocional e social que vêm sendo adquiridos durante o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Este estudo se propõe a oferecer aos psicólogos que trabalham com o fenômeno da drogadição e possuem orientação psicodinâmica, alternativas teóricas para intervenção em modelos de tratamento que incluam o programa de 12 passos.

Palabras clave : Drogadição; Narcóticos anônimos; Programa de 12 passos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License