SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7Análise psicodinâmica dos três primeiros passos do Programa de 12 Passos de Narcóticos Anônimos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

BAPTISTA, Marisa Todescan Dias da Silva; NOGUCHI, Natália Felix de Carvalho  e  CALIL, Simone Dalla Barba Walckoff. A pesquisa interventiva na psicologia: análise de três experiencias. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.7, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O artigo apresenta um tipo de pesquisa denominada interventiva, cujo objetivo é produzir conhecimento a partir de uma atuação realizada com conjuntos de pessoas. A ênfase do trabalho recai nos aspectos psicológicos. Inicialmente são discutidas as características desse tipo de trabalho. Posteriormente como ilustração desse tipo de intervenção são apresentadas três pesquisas já realizadas: com adolescentes autores de ato infracional; com mulheres pertencentes a uma cooperativa de costura e com professores de uma escola pública. Na parte final são expostas as condições consideradas importantes para a realização de uma pesquisa interventiva.

Palavras-chave : Pesquisa interventiva; Professores; Adolescentes; Costureiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License