SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8O Playback Theatre como uma proposta educativaPrograma de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

AMARAL, Ana Luiza Neiva  e  MITJANS MARTINEZ, Albertina. Aprendizagem e criatividade no contexto universitário. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.8, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Os elementos subjetivos que participam da expressão criativa do sujeito se constituem no decorrer da sua história de vida a partir da sua participação em diferentes contextos sociais. O reconhecimento desse fato implica em considerar a instituição educativa como um dos espaços fundamentais para o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Porém, o desconhecimento por parte dos educadores sobre como se dá esse processo, dificulta o delineamento de estratégias que possam contribuir para desenvolver nos alunos os recursos pessoais que lhes permitam uma ação criativa. O presente artigo constitui um recorte de um trabalho de mestrado que tem como objetivo geral compreender a relação entre o sentido da aprendizagem e a expressão da criatividade no processo de aprendizagem. Será apresentado o estudo de um caso de um aluno universitário criativo no qual serão mostrados os elementos subjetivos que favorecem a expressão da sua criatividade na aprendizagem.

Palavras-chave : Aprendizagem; Subjetividade; Criatividade; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License