SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Novas estratégias no campo da inclusão social: moradia assistida e trabalho assistidoA supervisão em psicologia jurídica: a violência em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

PEREIRA, Cristiane Alves  e  BERLINCK, Luciana Chauí. Pensamento winnicottiano acerca da esquizofrenia infantil. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.8, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O presente texto, com base no pensamento winnicottiano acerca da esquizofrenia infantil discute essa patologia desencadeada na criança, pela falha ambiental. Aponta que, na intrusão violenta do ambiente, a esquizofrenia surge implicando em uma cisão da personalidade interrompendo a continuidade de ser da criança. Permanecendo em seu próprio mundo interno, sem distinguir realidade interna da realidade externa. Destaca a preocupação dada por esse autor ao estado emocional da criança, diante das transformações ocorridas durante os estágios iniciais da vida, percorrendo uma trajetória que inicia na dependência absoluta, passa para a dependência relativa, percorrendo rumo à independência. Atenta que pela não constituição de um ego organizado o bebê atém-se à dependência absoluta ou à dependência relativa. Evidencia a carência de devoção dispensada ao bebê como propiciador do fracasso na adaptação das necessidades emocionais. A criança não adquirindo uma personalidade definida continua a depender de cuidados contínuos, implicando numa desintegração. De maneira geral, a singularidade atrelada a fatores pessoais, em conjunto com a falha no ambiente sustentador, fará a psicose surgir.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Infância; Ambiente; Personalidade; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License