SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Problematización del concepto de “estructura” en la enseñanza de LacanVoluntad de poder y valores morales en la psicología de Nietzsche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

FELIX, André et al. Subjetividades contemporâneas: uma reflexão a partir da modernidade e pós-modernidade. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.8, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Conforme a teoria psicanalítica, a subjetividade humana se compõe de instâncias psíquicas, a saber, ego, id e superego. Sua compreensão ajuda a elucidar o inconsciente e assim, ajudar o indivíduo em suas angústias. A subjetividade é instituída socialmente e, portanto, está relacionada à cultura na qual se insere. A psicanálise surge na sociedade industrial/modernista. Por conta de duas guerras mundiais, a sociedade preferiu trocar sua liberdade por segurança. O “superego cultural” inibia a agressividade humana, obrigando o homem a internalizar seus sentimentos. O mal-estar da modernidade era causado pela repressão (sobretudo sexual). Atualmente, a sociedade pós- industrial /pós- moderna se caracteriza pelo excesso e fragmentação da informação. Troca-se a segurança pela felicidade. A sociedade pós - moderna é hedonista( prazer imediato) e imagética. O mal-estar dessa sociedade provém da repressão imposta pêlos padrões da mídia. Há um claro desequilíbrio entre as instâncias psíquicas do subjetivismo, sobretudo o “id”. Por isso a psicanálise continua sendo importante instrumento de auxílio no combate à angústia do homem pós- moderno.

Palavras-chave : Subjetividade Humana; Modernidade; Pós-modernidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License