SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8Voluntad de poder y valores morales en la psicología de NietzscheThe use of the intermediate object in organizational psychodrama: patterns and results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

GUTIERREZ, Denise Machado Duran. Subjetividade e cultura no Amazonas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.8, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Superando a visão fragmentada de uma psicologia reducionista e acrítica, que compreende identidade e sexo como elementos essenciais ligados à natureza humana e que tem seu locus na interioridade dos indivíduos e na biologia; as noções de gênero, como construção social, e identidade, como entidade dinâmica, constituída pelas relações sociais; contribuem no sentido de acentuar a importância de se pensar o homem em contexto e em interação dentro de uma visão sócio-histórica. Apropriando-se desses conceitos, nossa reflexão se volta no sentido de pensar o homem e a mulher amazonense buscando apreender as possíveis relações entre elementos presentes na constituição de sua identidade, relações de gênero e elementos que marcam sua história, cultura e formas de organização sócio-familiar. Para isso iremos alimentar nossa fala apresentando e discutindo alguns resultados de pesquisa recentemente concluída em uma área de invasão na região urbana de Manaus, dentro do projeto CNPq - PNOPG.

Keywords : Relações de Gênero; Identidade; Organização Familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License