SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8A utilização do objeto intermediário no psicodrama organizacional: modelos e resultadosEvaluación de la calidad en servicios de atención y orientación psicológica: conceptos e indicadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

AZEVEDO, Maria Alice S. B. de. Psicoterapia para o povo: avaliação dos resultados. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.8, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Visando oferecer psicoterapia gratuita à população menos favorecida economicamente, foi desenvolvido o presente trabalho no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na cidade de Bauru, S.P./ Brasil, durante 2002 e 2003. Utilizando a Psicoterapia Dinâmica Breve, técnica focal, foi realizado um programa de intervenções breves para pessoas da comunidade e a avaliação do mesmo. Colaboraram 27 estagiários, alunos do Curso de Psicologia. Os pacientes eram da lista de espera do CPA. Objetivos: 1) Oferecer psicoterapia a adultos e adolescentes. 2) Avaliar os resultados obtidos. 3) Ensinar aos estagiários uma técnica psicoterapêutica pragmática e útil. Método: 1) Seleção dos pacientes. 2) Realização de 2 entrevistas clínicas iniciais. 3) Delimitação de um foco. 4) Vinte e três sessões individuais de psicoterapia. 5) Avaliações dos resultados: clínica, objetiva e subjetiva. Os resultados são apresentados e discutidos. Dos 36 pacientes atendidos, 31 completaram a psicoterapia. Os resultados foram altamente satisfatórios e mostram os benefícios de um programa planejado de intervenções breves para a comunidade.

Palabras clave : Psicoterapia Dinâmica Breve; Psicoterapia Focal; Psicoterapia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License