SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8Evaluación de la calidad en servicios de atención y orientación psicológica: conceptos e indicadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

GUEVARA RUISENOR, Elsa S.. Construcción de la masculinidad en la escuela y la familia en jóvenes universitarios. Psicol. Am. Lat. [online]. 2006, n.8, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os processos de socialização da masculinidade que tem lugar na escola e na familia de homens jovens. Se utilizou a narrativa auto biográfica com oito estudantes universitários para explorar as estruturas e os cenários em que ambas instituições formam as masculinidades. Os resultados mostraram que os jovens que viveram em familias menos herárquicas, onde o pai participava nas tarefas domésticas e não se regiam pelos valores religiosos, mostraram uma atitude mais crítica aos modelos tradicionais de masculinidade e permitiu aos jovens estabelecer relações mais igualitárias com as mulheres. Por outro lado, as escolas ou áreas profissionais com sistemas educativos mais autoritários e com maiores marcadores de gênero, promoviam modelos de masculinidade menos equitativos. A classe social, assim como pertencer a um setor rural ou urbano e a grupos de pares configuram cenários articuladores nestes processos de socialização.

Keywords : Masculinidad; Escuela; Familia; Estudiantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License