SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Oficinas de reflexão do mundo jovem: uma experiência de extensão do PET psicologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

ROMARO, Rita Aparecida  and  CAPITAO, Cláudio Garcia. A violência doméstica contra crianças e adolescentes. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A violência contra crianças e adolescentes que ocorre no âmbito intrafamiliar tem a cada dia sido mais exposta, devendo-se ressaltar a importância das campanhas publicitárias brasileiras e do aparecimento do tema da mídia. Utilizando-se uma metodologia retrospectiva documental de consulta aos prontuários dos casos atendidos em sete Conselhos Tutelares da Capital de São Paulo, no ano 2000, objetivamos levantar algumas características da vítima e do agressor. Trabalhou-se com os 305 casos registrados, dos quais (52%) de violência física, (22%) de abandono, (16%) de negligência, (8%) de violência sexual, (2%) de violência psicológica. As vítimas apresentavam diferentes faixas etárias, não havendo diferença significativa quanto ao gênero. Os agressores em geral eram os parentes, predominando as agressões proferidas pela mãe. A caracterização do agressor ficou prejudicada pela ausência de dados sobre o mesmo nos prontuários. Os principais denunciantes foram os próprios parentes.

Keywords : Violência Doméstica; Crianças; Adolescentes; Conselho Tutelar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License