SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Oficinas de reflexão do mundo jovem: uma experiência de extensão do PET psicologiaAs concepções implícitas de professores acerca de resolução de problemas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

CRUZ, Lílian Rodrigues da. Infância abrigada: negligências e riscos no campo das políticas públicas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

As práticas psicológicas na assistência social e na saúde constituem-se em um eixo de problematização no campo da Psicologia. Objetivamos discutir as políticas públicas no campo da infância, centrando-se na aplicação das medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste sentido, a "negligência dos pais" tem despontado como motivo de ingresso mais freqüente em entidades de abrigo, suscitando discussão entre os operadores de direitos. Constatamos que a negligência está muito associada às dificuldades socioeconômicas e que as famílias pobres parecem ser culpabilizadas pela situação dos seus filhos. Nas avaliações de negligência, questiona-se também a efetividade das ações preventivas em saúde mental, uma vez que a literatura aponta dificuldade de discernir entre situações de pobreza e sofrimento psíquico dos pais. Nesse sentido, propomos fomentar as discussões acerca das negligências: da articulação das políticas públicas, das instituições, dos operadores de direito, dos técnicos e "dos pais".

Keywords : Negligência; Políticas públicas; Infância; Abrigagem.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License