SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Oficinas de reflexão do mundo jovem: uma experiência de extensão do PET psicologiaAs concepções implícitas de professores acerca de resolução de problemas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

CRUZ, Lílian Rodrigues da. Infância abrigada: negligências e riscos no campo das políticas públicas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

As práticas psicológicas na assistência social e na saúde constituem-se em um eixo de problematização no campo da Psicologia. Objetivamos discutir as políticas públicas no campo da infância, centrando-se na aplicação das medidas protetivas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste sentido, a "negligência dos pais" tem despontado como motivo de ingresso mais freqüente em entidades de abrigo, suscitando discussão entre os operadores de direitos. Constatamos que a negligência está muito associada às dificuldades socioeconômicas e que as famílias pobres parecem ser culpabilizadas pela situação dos seus filhos. Nas avaliações de negligência, questiona-se também a efetividade das ações preventivas em saúde mental, uma vez que a literatura aponta dificuldade de discernir entre situações de pobreza e sofrimento psíquico dos pais. Nesse sentido, propomos fomentar as discussões acerca das negligências: da articulação das políticas públicas, das instituições, dos operadores de direito, dos técnicos e "dos pais".

Palabras clave : Negligência; Políticas públicas; Infância; Abrigagem.

        · resumen en Español     · texto en Portugués

 

Creative Commons License