SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Infância abrigada: negligências e riscos no campo das políticas públicasJogar e aprender: o jogo por computador no ensino contemporâneo da matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SOARES, Adriana Benevides; CAVALIERI, Alda Maria Angelina Pedrosa; TEIXEIRA, Tereza Cristina Coutinho Corrêa  and  GARCIA, Tatiana Camboim. As concepções implícitas de professores acerca de resolução de problemas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Este trabalho tem por objetivo identificar as concepções implícitas de professores das diferentes áreas do conhecimento que atuam na Educação Básica acerca de resolução de problemas, as características necessárias a um bom resolvedor de problemas, bem como as estratégias para resolver problemas. Participaram do estudo 320 professores das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Naturais, Humanas e profissionais da área de Letras. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin (1977), onde as respostas foram categorizadas por unidades de significação e contabilizada a sua freqüência. Observou-se que os resultados revelam grande preocupação dos professores com o aspecto cognitivo que envolve a resolução de problemas, constatada nas respostas a todas as perguntas, confirmando os pressupostos teóricos dos especialistas.

Keywords : Resolução de Problemas; Concepções Implícitas; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License