SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Jogar e aprender: o jogo por computador no ensino contemporâneo da matemáticaLa percepción de las agencias del empleo acerca del recolocación de profesionales de edad madura en el mercado del trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

APPEL, Zélia Malinverni  y  PUCCI, Viviane Rodrigues. Comportamento pessoal versus comportamento organizacional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Numa empresa multinacional constituiu-se fator relevante a observação do espaço organizacional, como está configurado, como são as relações estabelecidas; a cultura: crenças, valores, atitudes. O clima organizacional, como se revela e quais variáveis interferem. Com novas tecnologias a maioria das tarefas nas empresas são mecânicas, repetitivas, mas apenas pessoas têm capacidade para inovar, adquirir e somar conhecimentos, o que torna decisivo o investimento nos colaboradores. Determinadas atitudes são evidenciadas por traços de caráter, ou de personalidade, o que, mais do que um currículo faz a diferença na hora de tomar decisões. Antes de atender seus clientes externos, as empresas podem atender seus clientes internos, realizando trabalho de auto-conhecimento, desenvolvendo-lhes competências como: liderança, comunicação, criatividade, decisão, identificando e promovendo tais talentos para após, pensar em produtividade. Uma equipe motivada cumpre suas metas numa integração individual e social, fator que proporciona crescimento.

Palabras clave : Talentos; Auto-conhecimento; Crescimento; Produtividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License