SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Jogar e aprender: o jogo por computador no ensino contemporâneo da matemáticaPercepção das agências de emprego quanto à recolocação de profissionais maduros no mercado de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

APPEL, Zélia Malinverni  e  PUCCI, Viviane Rodrigues. Comportamento pessoal versus comportamento organizacional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Numa empresa multinacional constituiu-se fator relevante a observação do espaço organizacional, como está configurado, como são as relações estabelecidas; a cultura: crenças, valores, atitudes. O clima organizacional, como se revela e quais variáveis interferem. Com novas tecnologias a maioria das tarefas nas empresas são mecânicas, repetitivas, mas apenas pessoas têm capacidade para inovar, adquirir e somar conhecimentos, o que torna decisivo o investimento nos colaboradores. Determinadas atitudes são evidenciadas por traços de caráter, ou de personalidade, o que, mais do que um currículo faz a diferença na hora de tomar decisões. Antes de atender seus clientes externos, as empresas podem atender seus clientes internos, realizando trabalho de auto-conhecimento, desenvolvendo-lhes competências como: liderança, comunicação, criatividade, decisão, identificando e promovendo tais talentos para após, pensar em produtividade. Uma equipe motivada cumpre suas metas numa integração individual e social, fator que proporciona crescimento.

Palavras-chave : Talentos; Auto-conhecimento; Crescimento; Produtividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License