SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Comportamento pessoal versus comportamento organizacionalRepresentation and mimesis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

RAFFA, Luciane Orlando  and  BORTOLOSSI, Ana Isabel. Percepção das agências de emprego quanto à recolocação de profissionais maduros no mercado de trabalho. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A presente pesquisa pretendeu perscrutar a percepção das agências de emprego, entendidas como as mediadoras entre mão-de-obra e mercado de trabalho, quanto às dificuldades encontradas para a recolocação dos profissionais com idade igual ou superior a 40 anos. Para tanto, realizou-se um levantamento junto a 40 agências de emprego, situadas na cidade de Jundiaí, Campinas e São Paulo, a partir de um questionário elaborado pelas próprias autoras. Os resultados demonstraram que apesar dos profissionais maduros serem compreendidos como preparados para o mercado de trabalho, encontram muitas dificuldades de recolocação, principalmente em razão das empresas privilegiarem uma mão-de-obra jovem e barata, sendo que as poucas recolocações não contemplam as expectativas desses trabalhadores quanto ao salário, benefícios ou condições de trabalho. Concluiu-se, então, que a recolocação destes profissionais não está condicionada à indigência de qualificação profissional, mas a preconceitos e à redução de custos por parte das organizações empresariais.

Keywords : Mercado de Trabalho; Recolocação; Profissionais Maduros.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License