SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Representation and mimesisReflexões psicanalíticas sobre a l íngua, o estrangeiro e a intimidade em casos de surdez profunda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SIMOES, Regina Barbosa Fernandes. As vicissitudes do amor: narcisismo e sublimação. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Estamos habituados a pensar o termo sublimação no seu sentido nobre, derivado das belas-artes (sublime) para designar uma elevação do senso estético. Freud adotou o termo para dar conta do fenômeno da criação humana e em seus textos, assim como nas várias teorias psicanalíticas o conceito de sublimação encontra um grande número de significados. Definida esta questão, esta pesquisa concentra-se na demonstração da sublimação como um dos caminhos da pulsão, que percorre o lugar vazio do sujeito da enunciação, substituindo objeto e objetivos sexuais por objeto e objetivos não sexuais, fazendo laço social e funcionando como suplência para o não avassalamento do sujeito no combate com sua pulsão de morte dominante. Discutimos também a noção de narcisismo, fenômeno libidinal, um conceito teórico e clínico que ocupa um lugar essencial na teoria do desenvolvimento sexual do ser humano e que nos ajuda a descrever o mecanismo da sublimação.

Keywords : Criação; Libido; Pulsão; Sublimação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License