SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9As vicissitudes do amor: narcisismo e sublimaçãoAlgunas implicaciones psicológicas de los testes genéticos para cáncer de mama/ovario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

SILVA, Gláucia Faria da. Reflexões psicanalíticas sobre a l íngua, o estrangeiro e a intimidade em casos de surdez profunda. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.9, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A partir da experiência de atendimento clínico, em língua de sinais, de surdos profundos nascidos em famílias de ouvintes, construo a hipótese de que a pré-história desejante familiar não dá conta de construir um espaço identificatório consistente, na medida em que não é decodificada plenamente pelo sujeito. Este espaço identificatório permanece como um potencial, e então o surdo empreende uma busca faminta por sentido. Assim, refletiremos sobre o impacto precoce, multideterminado e paradoxal da vivência de ser estrangeiro para os surdos. Neste trabalho usarei a língua e a noção de eficácia fenomenalizante da fala como tema central, apresentando, então, um esboço de relação entre a noção de estrangeiro e a de intimidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License