SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Memorias ambientales en un grupo de jóvenes universitariosEl miedo a la ciudad, o el metro y el arte de la desaparición índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

AZAMBUJA ELALI, Gleice. Imagem sócio-ambiental de áreas urbanas: um estudo na Ribeira, Natal-RN-Brasil. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.10, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O ambiente urbano assume importante significado na vida de seus habitantes, facilitando ou dificultando sua movimentação, e favorecendo ou inibindo seus comportamentos. Com base nesse pressuposto, define-se o conceito de imagem sócio-ambiental, unindo as noções de imagem mental e significado social de áreas da cidade. Nesse contexto, este artigo indica que, para compreender a atual ocupação de uma área é necessário entender os nexos entre: (i) as características do ambiente (dimensões, topografia, clima, morfologia); (ii) a variação das práticas sociais da população no tempo (diversos ciclos temporais do uso local, controle social existente, divulgação pela mídia, presença nas artes, atuação de instituições públicas e privadas); e (iii) as principais percepções de seus usuários fixos e não-fixos (suas sensações, experiências, memória, sentimentos de afeto, apropriação e identidade). Para ilustrar tal proposta conceitual são apresentados os resultados de pesquisa realizada na Ribeira, bairro localizado em Natal-RN-Brasil.

Palabras clave : Imagem Sócio-ambiental; Percepção Ambiental; Cidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License