SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Conductas en el interior del transporte colectivo, conductores y semáforosMetodología de investigación para la caracterización de corredores urbanos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

AGUILAR-MORALES, Jorge Everardo et al. Mercados populais versus centros comerciais: um análise de incidentes delituosos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.10, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Além da importância que tem a diversidade de sítios naturais e culturais de nosso planeta, recentemente se tem valorado as praticas culturais tradicionais como parte do patrimônio oral e intangível da humanidades. O desenvolvimento duma cultura hegemônica deixa pouco espaço para estas praticas. Estudar as conseqüências das políticas públicas produzem de maneira intencional o por omissão nos sistemas tradicionais da convivência se torna de muita importância. Para identificar os possíveis rasgos de sobrevivência do patrimônio intangível de Oaxaca. Este estudo procurou determinar a existência de diferencias no campo de seguridade pública em mercados populares e centros comerciais da capital. Se aplicou a um de cada dez comerciantes que trabalham nos mercados populares e cento comerciais mais importantes do estado, uma indagação de 20 perguntas sobre a ocorrência recente de faltas administrativas e delitos do foro comum na sua área de trabalho. Os resultados indicam uma taxa alta de incidência de delitos e mostram notáveis diferenças entre as duas zonas. Se identificam as implicações culturais destas ações e se propõem algumas estratégias para prevenir prováveis efeitos sociais negativos na população.

Keywords : Cultura; Criminalidade; Comunidade; Oaxaca.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish

 

Creative Commons License