SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Aportes de la psicología social-ambiental al diseño y planificación urbanas: corredor cultural-ambiental Río CaliMovimentos migratórios na metrópole de São Paulo no século XXI: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

COELHO, Angela E. L.. Percepção de Risco no Contexto da Seca: Um Estudo Exploratório. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.10, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O significado de um desastre para os sobreviventes determina não só como a situação é vivenciada, mas também como a recuperação ocorre. Experiências repetidas com um mesmo evento podem gerar uma sub-cultura do desastre que mitigaria os efeitos do estresse. Este estudo analisou as percepções de risco dos residentes de duas cidades no nordeste brasileiro. Os resultados revelaram que os participantes da região sem seca apresentaram níveis de percepção de risco mais altos do que os participantes da região da seca. Esta diferença pode ser explicada pela alta percepção de risco das pessoas que residem em Areia (experiência desconhecida) ou pela baixa percepção de risco dos residentes de Queimadas (experiência conhecida). Estes resultados mostram à importância de se considerar a percepção de risco do sobrevivente como uma variável de pesquisa. Também é importante avaliar o desenvolvimento da sub-cultura do desastre, a qual pode alterar o significado do evento e a resposta a este.

Palabras clave : Desastre; Percepção de Risco; Seca.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License