SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Evaluación diagnóstica de lectura comprensiva, y retención de información en egresados de polimodalEl razonamiento del espacio y la geometría dinámica: un estudio de caso en la educación media en Río de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GOMES, Sheyla Karoline da Silva  y  MEIRELES, Algeless Milka. A concepção dos professores a respeito da atuação do psicólogo nas escolas privadas/ensino fundamental-Teresina. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.11, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

O psicólogo educacional/escolar (PEE) possui sua atuação voltada para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, vinculando à educação suas dimensões psicológicas e contribuindo para a formação integral do educando. Este trabalho tem como objetivo verificar concepções de professores acerca do papel do psicólogo educacional/escolar. Participaram do estudo 14 professores de escolas da rede particular de ensino de Teresina-PI, aos quais se aplicaram questionários semi-dirigidos. Os dados apontam concepções agrupadas em quatro categorias sobre a função do PEE: “resolver problemas de ensino-aprendizagem”; “desenvolver trabalho interdisciplinar”, subsidiando professores e familiares a entender e lidar com comportamentos e dificuldades de aprendizagem; “fiscalizar educadores” e “desconhecem sua função”. Apesar dos dados revelarem concepções aproximadas acerca do papel do PEE, preocupa os relatos que o consideram fiscal da atuação dos demais educadores, visto que compromete a atuação interdisciplinar, deturpando sua função essencial de subsidiá-los, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino e promovendo a formação cidadã.

Palabras clave : Psicólogo educacional/escolar; Concepções; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License