SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11La elección profesional: momento de particular importancia para el desarrollo personalAlgumas reflexões acerca da construção e contribuições da teoria socionômica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

MONTEIRO, Katia Cristine Cavalcante  y  LAGE, Ana Maria Vieira. A dimensão psíquica na compreensão da depressão. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.11, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

Neste artigo, procurou-se compreender o fenômeno da depressão, resgatando uma visão de psicopatologia que destaca tanto a perspectiva da psiquiatria organicista, quanto a perspectiva da psicopatologia psicanalítica, que não encerra sua investigação sobre o sofrimento psíquico na identificação de uma categoria nosológica, mas busca desvelar o desenvolvimento dos processos que levaram a tal identificação. A partir disto, é relevante considerar: (1) o tratamento da depressão baseando-se na etiologia e não somente na exclusão dos sintomas, ressaltando a singularidade do sujeito que apresenta tal quadro; (2) é um estado presente em qualquer estrutura, assim, nem toda manifestação de tristeza ou alteração no comportamento é uma manifestação patológica; e (3) deve ser concebida como um luto, no sentido psicanalítico do termo, que após um certo lapso de tempo é superada.

Palabras clave : Depressão; Psicopatologia; Luto.

        · resumen en Español     · texto en Portugués

 

Creative Commons License