SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11Algumas reflexões acerca da construção e contribuições da teoria socionômicaBurnout asistencial: identificación, prevención y mediación en factores precipitantes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

SIMOES, Regina Barbosa Fernandes. A recusa histérica à satisfação do desejo. Psicol. Am. Lat. [online]. 2007, n.11, pp. 0-0. ISSN 1870-350X.

A psicanálise nos aponta a importância entre a articulação da teoria com os casos clínicos, testemunhas ricas em ensinamentos sobre as diversas formas de sofrimento psíquico, além de promover um intercâmbio de experiências entre estudiosos do assunto. O estudo deste caso clínico aborda criticamente a questão do desejo, que para a histérica está além de suas demandas, pois nada pode lhe ser dado com a finalidade de aplacar sua constante e insaciável rede de queixas. Trazendo consigo como características o ideal de perfeição, o discurso idealista, a marca da insuficiência, a histérica nos mostra que frente à sexualidade não há saber, e que ela vive inevitavelmente num estado latente de insatisfação que não se restringe unicamente ao registro sexual, mas que se estende para totalidade da vida. Quando mais insatisfeita ela é, mais protegida das ameaça de um gozo que para ela pode ser um risco de desintegração e loucura.

Keywords : Desejo; Histeria; Insatisfação; Sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License